Página inicial > Notícia Quatro

DEPI encaminha Plano de Integridade à CGU

Em sintonia com as demandas do Ministério da Transparência e da Controladoria Geral da União (CGU), o Plano de Integridade da Universidade Federal do Amazonas foi elaborado para orientar a adoção de medidas internas de prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes, corrupção, irregularidades e desvios de conduta que venham a representar riscos à boa governança da Universidade.
O Departamento de Estruturação e Processos Institucionais (DEPI), unidade responsável pelo Programa de Integridade na UFAM, estabeleceu atribuições e ações de integridade para a elaboração dos fluxos internos de verificação de situações de nepotismo, verificação de conflitos de interesses e tratamentos de denúncias e procedimentos de responsabilização.
Segundo o Plano de Integridade, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), a Pró-reitoria de Administração e Finanças (PROADM), a Comissão de Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares (CPPAD) e a Ouvidoria da UFAM ficam responsáveis pelos temas de integridade, nepotismo, conflito de interesse e tratamento de denúncias; à Ouvidoria, ao Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC) e à Assessoria de Comunicação (ASCOM) cabem as ações de transparência ativa e acesso à informação (Para conferir as demais atribuições e respectivas instâncias, acessar o Plano, também disponível no site da PROPLAN).
A servidora responsável pelo Programa junto ao Órgão de Controle, Jane Guidão, destaca que o Programa de Integridade da UFAM, finalizou as duas primeiras fases de acordo com a Portaria 1.089/2018, do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, que trata da designação da Unidade responsável pelo Programa de Integridade, a instituição das instancias responsáveis pelas ações e a aprovação do Plano de Integridade que foi elaborado e concluído no prazo, 30 de novembro de 2018, sendo aprovado pelo Conselho de Administração –CONSAD, no dia 12 de dezembro de 2018 e encaminhado à CGU com a Resolução de aprovação. Ressalta ainda que a terceira fase que trata da execução e monitoramento do Programa de Integridade, com base nas medidas definidas pelas instancias responsáveis constantes no Plano de Integridade já está em andamento.

Acesse aqui o Plano de Integridade da UFAM 2018.