Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Proplan promove Seminário para discutir procedimentos de integridade pública

Proplan promove Seminário para discutir procedimentos de integridade pública

• Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 09h47
  • Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 09h51

Por Juscelino Simões (Ascom/Ufam)

Fotos: Juscelino Simões

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas (Proplan/Ufam) realizou, nesta manhã de quinta-feira, 9, a abertura do II Seminário de Integridade da Ufam 2023, intitulado ‘Integridade pública: ações e perspectivas’. O evento aconteceu no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), no setor Norte do Campus Universitário.

A composição da mesa de honra de abertura contou com a participação do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, da pró-reitora de Administração e Finanças, professora Angela Neves Bulbol de Lima, da superintendente da Controladoria Regional no Amazonas da CGU, Maria Esmeralda Rodrigues, e o diretor de Controle Interno da Defensoria Pública, Luiz Felipe da Câmara Pinto.

O Seminário tem como objetivo discutir temas relevantes voltados à integridade pública e compartilhamento de boas práticas para construção e o fortalecimento de uma cultura ética e íntegra, bem como a busca pelo aprimoramento de ações de combate à corrupção.

“A Universidade recentemente foi premiada pelo MEC num concurso que envolvia boas práticas de gestão. Isso se deve a uma ação da nossa Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional com a disseminação da cultura da integridade na nossa Instituição e mostrando exemplos práticos de como isso ocorre nos diversos setores da Ufam. Na oportunidade que se realiza o II Seminário é um momento de uma nova reflexão sobre o tema abordando as boas práticas que já existem e aprendendo com outras instituições, visto que na programação teremos convidados externos que vão trazer outras experiências para nosso conhecimento e compartilhar conosco todo esse aprendizado. É uma nova cultura organizacional”, disse o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Ufam, professora Maria da Glória Guimarães, afirmou que o II Seminário trata de várias instâncias da integridade que são vários processos onde se busca uma nova cultura do fazer público. “O II Seminário de Integridade da Ufam trata de várias instâncias da integridade. São vários processos que estão sendo implantados desde 2022 no âmbito da Ufam para que possamos cumprir uma agenda nacional de termos uma Instituição que tem conformidade e tem todo um processo de integridade (Corregedoria, Ouvidoria, Auditoria, Gestão de Risco, Gestão da Integridade) onde se busca estabelecer no âmbito da Ufam, uma nova cultura do fazer público”, destacou.

A superintendente da Controladoria Regional no Amazonas da Controladoria Geral da União, Maria Esmeralda Rodrigues, ressaltou que a integridade é uma reunião de boas práticas que precisa ser propagada dentro das instituições públicas. “A integridade não é uma coisa nova. É uma reunião de práticas que é necessário propagar dentro das instituições públicas para uma gestão íntegra. O fazer do servidor público tem regras, leis, normas, códigos, entre outras”, disse.

registrado em: