Sobre o DO
Sobre o Departamento de Orçamento - DO
O Departamento de Orçamento é responsável pela consolidação da proposta orçamentária da UFAM, acompanhamento da execução orçamentária, solicitações de alteração orçamentárias, quando necessárias, dentre outras.
O ciclo de atribuições do Departamento de Orçamento é composto pelo Planejamento Orçamentário, Acompanhamento da Execução Orçamentária e Prestação de Contas da LOA.
O Planejamento Orçamentário é realizado no âmbito da SPO/MEC, SOF/ME e UFAM, e compreende as seguintes atividades: Levantar e Consolidar as estimativas de receitas captadas das unidades (fontes próprias e convênios) para lançamento no SIMEC; Definir as metas físicas das Ações Governamentais e Planos Orçamentários, a partir do levantamento realizado junto às unidades; Elaborar o planejamento orçamentário para apreciação e aprovação no CONSAD, com base na LOA publicada; Elaborar a distribuição da dotação orçamentária por Centros de Custos (Pró-Reitorias, Unidades da Capital e Interior, Órgãos Suplementares, dentre outros);
O Acompanhamento da Execução Orçamentária é contínuo durante o ano, sendo realizada de acordo o planejamento apresentado pelas Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas e Administrativas e compreende as seguintes atividades: Levantar e Consolidar as Reestimativas de Receitas captadas junto às unidades (Recursos diretamente arrecadados, quando há previsão de alteração nas arrecadações) para lançamento no SIMEC; Elaborar e cadastrar Pedidos de Alterações Orçamentárias no SIOP para adequação da execução orçamentária; Mediar a viabilização para a execução das Emendas Parlamentares junto aos coordenadores, além do cadastramento dos Planos de Trabalhos das Emendas Parlamentares no SIMEC; Emitir relatórios, analisar as informações de execução, para a gestão superior a fim de subsidiar as decisões de realocação do orçamento visando a maximização da utilização do orçamento;
O Controle e Avaliação da Execução Orçamentária é realizado, no âmbito da SPO/MEC, no âmbito do DPE/UFAM e no âmbito da comunidade compreendendo as seguintes atividades: Fornecer dados do acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento captados junto às unidades (Meta-Física) – semestralmente (SIOP); Identificar as dotações discricionárias não utilizadas, solicitar dos responsáveis as justificativas de Inexecução e inserir as informações no sistema SIOP; Emitir informações para compor o Relatório de Gestão; Emitir dados para compor UFAM em números e indicadores do TCU.
Coordenações:
Coordenação de Programação e Acompanhamento Orçamentário – CPO
Coordenação de Ações Orçamentárias e Extraorçamentárias – COE
Equipe:
Diretor: Lucas Moura da Silva
- Endereço para acesso ao CV: http://lattes.cnpq.br/2059567148097342
Técnica em Contabilidade: Jéssica Ferreira Feio
Coordenador de Programação e Acompanhamento Orçamentário: Rita de Mendonça do Vale
Contador: Wanderlan Soares de Lima
Economista: Tayná Ferreira Machado
Técnico em Contabilidade: Olivar Corrêa Brasil Junior
Coordenação de Ações Orçamentárias e Extraorçamentárias (COE)
A Coordenação de Ações Orçamentárias e Extraorçamentárias (COE) está subordinada ao Departamento de Orçamento (DO) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN).
São competências da COE:
- Instruir a formalização, o acompanhamento e a prestação de contas dos Termos de Execução Descentralizada – TED’s, mediando o trâmite junto aos coordenadores;
- Acompanhar a execução, realizar as alterações e devoluções dos créditos extraorçamentários;
- Emitir relatórios gerenciais e elaborar análises da execução orçamentária e extraorçamentária;
- Solicitar, analisar e consolidar a expectativa de arrecadação de receitas próprias e convênios informadas pelas Unidades para compor a Estimativa de Receitas do Projeto de Lei Orçamentária Anual;
- Acompanhar a arrecadação das receitas próprias e convênios das unidades arrecadadoras visando subsidiar o processo de reestimativa da receita;
- Analisar e disponibilizar os pedidos de dotação orçamentária de recursos próprios das Unidades arrecadadoras;
- Executar e acompanhar atividades relacionadas à descentralização de créditos orçamentários;
- Viabilizar e acompanhar a operacionalização das Emendas Parlamentares, mediando a execução junto aos coordenadores;
- Identificar as dotações das Emendas Parlamentares não utilizadas, viabilizando a inserção das justificativas de inexecução nos sistemas do governo;
- Solicitar, analisar, consolidar e encaminhar os dados do acompanhamento físico-financeiro do orçamento (Meta-Física), captados semestralmente das Unidades;
- Auxiliar na elaboração do PLOA;
- Emitir dados orçamentários e extraorçamentários para atender exigências institucionais e dos órgãos de controle;
- Manter atualizada as informações publicadas no sítio oficial do Departamento, observando as exigências legais, zelando pela publicidade e transparência;
- Assessorar o(a) Diretor(a) no que couber.
Coordenador de Ações Orçamentárias e Extraorçamentárias: André Pereira do Valle
Administrador: Brener Sávio Ramos Magalhães
Técnica em Contabilidade: Amandda de Faria Peixoto (Afastada Tribunal do Juri proc. 23105.007903/2025-13)
Técnica em Contabilidade: Ana Paula Bentes Bernardino
Contato: (92) 99318-2895
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.